quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Uma diferença colossal entre o meu concelho e o concelho de Arouca!


“A autarquia de Arouca propõe emprestar seis milhões de euros à empresa «Estradas de Portugal» para a conclusão da via estruturante, que liga o município ao Litoral, uma obra reclamada há vários anos pela população.

«O município de Arouca está disponível para sacrificar parte da sua capacidade de endividamento para - caso o Governo o autorize nas condições legalmente possíveis - facultar um empréstimo de seis milhões de euros à Estradas de Portugal, com base num acordo a firmar entre as partes, que permita à estrutura estatal pagar-nos, num tempo razoável, e para que, desta forma, possamos ter, finalmente as máquinas no terreno e a concretização de uma obra que é reclamada pelos arouquenses há décadas», afirmou o presidente da autarquia, José Artur Neves.

 O autarca aproveitou quinta-feira a presença da ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, na cerimónia de abertura da Feira das Colheitas para apelar à intervenção do Governo nesta matéria.

 A governante tomou «boa nota das preocupações» da Câmara Municipal, mostrando-se sensível ao problema.

 «O Governo está a avaliar todas as situações que tem entre mãos e, neste caso particular, competirá ao ministro da Economia, que também tem a área das Obras Públicas, reflectir sobre essa matéria», disse aos jornalistas Assunção Cristas.

 A via estruturante integra-se na concessão «Vouga», que inclui ainda o IC35 (entre Penafiel e Mansores), a ligação do nó da via estruturante em Escariz até à zona industrial do Rossio, a ligação de Vale de Cambra até ao nó de Carregosa da A32 e a conservação/manutenção (durante o período da concessão) de várias rodovias que estão em serviço.

 Em Dezembro de 2010 foi publicado em Diário da República o despacho suspendendo a comissão responsável pelo andamento da concessão durante a reavaliação do modelo de financiamento da EP - Estradas de Portugal, SA.

 O primeiro troço – ligando a vila de Arouca a Nogueiró, na freguesia de Urro - foi inaugurado em 2004 pelo então secretário de Estado das Obras Públicas, Jorge Costa.

O último troço da «variante» - com 23 quilómetros - estabelece a ligação entre Mansores (Arouca) e Santa Maria da Feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário