terça-feira, 18 de dezembro de 2012

AROUCA - UM PATRIMÓNIO NATURAL, cheio de tesouros a explorar...


Na “aldeia global” do século 21, o Turismo da Natureza é hoje visto com uma janela de oportunidades para países do Sul da Europa como é o nosso, abençoado com um clima de fazer inveja aos friorentos do Norte, uma paisagem dotada de potencia...
lidades inigualáveis e uma cultura com séculos de história. Sendo certa a importância deste setor na produção de riqueza, os agentes desta atividade de lazer, agora focados no turista que procura a fruição do binómio conservação da biodiversidade e vivências culturais endógenas, começam a empreender estratégias que promovam o turismo sustentável, inteligente e inclusivo.
Arouca vai também integrar um projeto regional assente num turismo responsável e exigente, conduzido pela ADRIMAG, em parceria com a AGA e os outros seis municípios associados nesta agência de desenvolvimento rural integrado das serras de Montemuro, Arada e Gralheira, nomeadamente Castro Daire, Cinfães, Castelo de Paiva, S.Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra. “Montanhas Mágicas, uma estratégia para o Turismo Sustentável” é o caminho que irá ser percorrido, entre 2013-2017, tendo em vista precisamente a Carta Europeia do Turismo Sustentável (CETS), fulcral para o desenvolvimento sócio-económico dos territórios com áreas protegidas ou classificadas.
Hoje foi dado o primeiro passo, com a apresentação das linhas gerais no “workshop” que decorreu no auditório da Escola Secundária de Arouca. Especialistas na matéria e vozes abalizadas apresentaram projetos já em curso: o cicloturismo como projeto CETS e atividade económicamente muito rentável em Leburon, um espaço natural situado no coração da Provence, França; e a Central de Reservas das regiões do Parque Natural da Peneda-Gerês, implementada pela ADERE (Associação de Desenvolvimento Regional) naquele território, fazendo a promoção e a comercialização do destino Gerês, dentro e fora de portas.
Ver mais
— em Arouca.



  • .
  • .


Sem comentários:

Enviar um comentário