quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A pintura,




A pintura,


Feita com tanto labor,
Com amor, suor e arte
Da vida do seu autor,
Leva no valor uma parte!
Sem parte do nosso tempo de vida não há obra feita. Se não queremos fingir, é um bocado de nós, de nós próprios, que desaparece em qualquer tela que pintamos.
Em qualquer faculdade de belas artes, quantos alunos apenas aprendem a ler um quadro, como nos ensinaram, prezada Leonor. No lugar de criar autores, criadores e artistas de arte; educam aos melhores alunos, para explicar um quadro pintado por outros!
Uma obra de arte, pintura, arquitectura ou escultura tem sempre a marca do autor ou autores. Tal criador compreende a sociedade nos seus lados elementares. Um artista tem sempre a ideia da obra que pretende compor; combater o estado da sociedade; tentar solucionar alguns aspectos, como o analfabetismo crescente e muitos poderes que malbaratam aqueles que os sustentam. Ao matutar que este mundo é perfeito, corre-se no maior erro histórico a começar no presente! Um pintor ao pensar apenas em si, e fazer desta arte uma profissão, andar de moda em moda, ganhar bastante dinheiro enquanto a realidade piora! Andando por esse maldito trilho, tal encomenda dura muito pouco tempo; a cair, cai a pique! 

Sem comentários:

Enviar um comentário