quarta-feira, 3 de abril de 2013

O triângulo?


‒ Ah! O triângulo de pedra com três árvores do Emídio… que afirma ser um triângulo macho…

Agitado, Mário calou-se, imaginou: e este? Tantos triângulos por aí e por acolá e só aquele é macho? E o triângulo, ou triângulos fêmeas? Esta cisma consumia o Mário, calado, olhando o triângulo fixado na parede. O Três que, na Cabala, só, antes de qualquer princípio, está presente em toda a parte. Aonde está o outro triângulo?

Claro que o triângulo é o polígono mais importante que existe. Quem se lembra daquela boca feminina criada com êxito? É necessário zelar pelos quadros (a menina dos nossos olhos) e pelos triângulos das quadras! Todo o triângulo tem vértices, lados, ângulos, alturas, medianas e bissectrizes. Quanto aos números de lados temos o triângulo equilátero, isóscele e escaleno. Quanto às medidas dos ângulos existe o triângulo acutângulo, obtusângulo e rectângulo e até o raso… o triângulo das quadras tem muito mais divisões...

Nas forças que regem o universo, em linguagem geométrica, teremos estes triângulos: mundo de acção (Kether, Binah, Hokmah), mundo da criação (Geyurah, Chesed, Tiphereth e mundo da formação (Hod, Netzeh, Yesod). A geometria ainda não entendeu a forma de tais triângulos, quanto aos lados e/ou ângulos. Talvez aquele triângulo: PAI, FILHO e ESPIRITO SANTO, perceba porque a Terra ainda gira...

Há mais ou menos três mil anos a.C., a deusa Ísis disse: “Eu concebi, carreguei e dei à luz toda a vida. Depois de lhe dar todo o meu amor dei-lhe também meu amado Osíris, senhor da vegetação, deus dos cereais, para ser ceifado e nascer outra vez. Cuidei de ti na doença; fiz as tuas roupas e observei os teus primeiros passos. Estive contigo, até mesmo no final, segurando a tua mão para guiá-la para a imortalidade! Tu para mim és tudo e para ti eu fui tudo. Eu sou a tua Grande-Mãe, Ísis.” Contra o seu irmão Set, criou o triângulo do Amor: Ísis, Osíris e Hórus. Foi idolatrada no Egipto, no Império Romano, Grécia e Alemanha e a lenda e os seus ensinamentos continuam em todo o mundo. Mais perto no tempo, no século passado (século XX), temos  o triângulo Sexo, Drogas e Rock n’ Roll.

Sem comentários:

Enviar um comentário